terça-feira, 13 de maio de 2008

Aplicações de trigonometria em nossa vida

Existem diversas aplicações da trigonometria e das funções trigonométricas. Como exemplo, a técnica da triangulação é usada em astronomia para estimar a distância das estrelas próximas; em geografia para estimar distâncias entre divisas e em sistemas de navegação por satélite. As funções seno e cosseno são fundamentais para a teoria das funções periódicas, as quais descrevem as ondas sonoras e luminosas.

Campos que fazem uso da trigonometria ou funções trigonométricas incluem astronomia (especialmente para localização de posições aparentes de objetos celestes, em qual a trigonometria esférica é essencial) e portanto navegação (nos oceanos, em aviões, e no espaço), teoria musical, acústica, óptica, análise de mercado, eletrônica, teoria da probabilidade, estatística, biologia, equipamentos médicos (por exemplo, Tomografia Computadorizada e Ultrassom), farmácia, química, teoria dos números (e portanto criptologia), sismologia, meteorologia, oceanografia, muitas das ciências físicas, solos (inspeção e geodesia), arquitetura, fonética, economia, engenharia, gráficos computadorizados, cartografia, cristalografia e desenvolvimento de jogo.

Uma das aplicações trigonométricas mais conhecidas é a que envolve a área de arquitetura, nas construções de casas,reformas destas,construções de prédios,etc.

Se eu quiser saber a altura de um prédio ou de minha casa, por exemplo, teria que calcular a altura por meio da trigonometria do triângulo retângulo. Se eu fosse uyma engenheira e quisesse saber a largura de um rio para construir uma ponte,meu trabalho seria mais fácil se eu usase os recursos trigonométicos.Se eu fose cartógrafa,demoraria anos para desenhar um mapa sem a ajuda da trigonometria. São posdíveis calcular distância,comprimento,largura,etc,de diversas coisas por meio da trigonometria:a largura de um rio,o compimento de uma rampa,etc.

Podemos utilizar a trigonometria em nossa vida em diversas ocasiões.Ex: Para calcularmos a altura de um muro,para construírmos um rampa em nosas casas,etc.

Se trabalharmos em campos que exigam o uso da trigonometria a utilizaremos com muita freqüência em noso dia-a-dia.

O uso da trigonometria permite que possamos calcular altura, etc,de diversos prédios,casas,etc,com muita mais precisão e facidade. Sem a trigonometria os astrônomos não saberiam a distâncias entre os planetas, um cartógrafo demoraria anos para desenhar um mapa,pontes seriam construídas demoradamente... Enfim, tudo seria bem mais complicado! POR ISSO AS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS SÃO TÃO IMPORTANTES EM NOSSA VIDA.

2 comentários:

Unknown disse...

Silmara, seu texto é muito valido, porem voce bateu em uma unica tecla !!

thaty disse...

bom seu texto esta bem legal mais naum me ajudou mt pq eu preciso de mais informacoes e vc naum tem mt o q dizer,qm sabe da proxima vez !!