sábado, 3 de maio de 2008


A trigonometria (do grego trigōnon "triângulo" + metron "medida") é um ramo da matematica que estuda os triângulos, particularmente triângulos em um plano onde um dos ângulos do triângulo mede 90 graus (triângulo retangulo). Também estuda especificamente as relações entre os lados e os ângulos dos triângulos; as funções trigonométricas, e os cálculos baseados nelas. A abordagem da trigonometria penetra outros campos da geometria, como o estudo de esferas usando a trigonometra esférica.
A trigonometria possui uma infinidade de aplicações práticas. Desde a antiguidade já se usava da trigonometria para obter distâncias impossíveis de serem calculadas por métodos comuns. Algumas aplicações da trigonometria são:
Determinação da altura de um certo prédio.
Os gregos determinaram a medida do raio de terra, por um processo muito simples.
Seria impossível se medir a distância da Terra à Lua, porém com a trigonometria se torna simples.
Um engenheiro precisa saber a largura de um rio para construir uma ponte, o trabalho dele é mais fácil quando ele usa dos recursos trigonométricos.
Um cartógrafo (desenhador de mapas) precisa saber a altura de uma montanha, o comprimento de um rio, etc. Sem a trigonometria ele demoraria anos para desenhar um mapa.
Na escola mesmo usamos muito a trigonometria (contra nossa vontade), mas isso vai nos ajudar muito pois em vestibulinhos, vestibulares caem muitas pegadinhas nas quais da pra serem resolvidas através da trigonometria.

Na verdade tudo o que aprendemos vai ser util no nosso dia-a-dia as vezes sem percebemos.


3 comentários:

Kely disse...

Achei muito enteressante essa pesquisa, pois nos mostra claramente que a trigonometria é usada no nosso dia-a-dia sem ao menos a gente perceber.

Profª Sara disse...

É assim mesmo. Mesmo não gostando a gente precisa conhecer.
Acho que vocês estão amadurecendo com esse trabalho.

Danieli Priscila disse...

Por mais que não gostem de aprender é necessário como você disse. Além de sermos obrigados a saber sem gostar estamos dentro da tigonomeria o tempo todo ... Gostei muito do seu trabalho é interessante o que vc mencionou sobre o assunto abordado Trigonometria).