sábado, 3 de maio de 2008

A Trigonometria nasceu c. 300 AC entre os gregos, para resolver problemas de Astronomia Pura . Suas primeiras aplicações práticas ocorrem só com Ptolemaios 150 dC o qual, além de continuar aplicando-a nos estudos astronômicos, a usou para determinar a latitude e longitude de cidades e de outros pontos geográficos em seus mapas.Do mundo grego, a Trigonometria passou, c. 400 dC, para a India onde era usada nos cálculos astrológicos ( ainda eram problemas de Astronomia ). Por cerca de 800 dC ela chega ao mundo islâmico, onde foi muito desenvolvida e aplicada na Astronomia e Cartografia. Por cerca de 1 100 dC a Trigonometria chegou, junto com os livros de Ptolemaios, na Europa Cristâ. Aí, inicialmente estudada tão somente por suas aplicações na Astronomia, com os portugueses da Escola de Sagres encontra uma aplicação de enorme valor econômico na navegação oceânica. As aplicações da Trigonometria até c. 1 600 dC :Astronomia Cartografia Navegação Oceânica Todas essas aplicações tratavam de problemas de Trigonometria Esférica e nada tinham a ver com problemas de agrimensura ou topografia. É também importante se observar que, por c. 1600 dC, a Trigonometria estava num estágio bastante desenvolvido, em muito ultrapassando o que é hoje ensinado no segundo grau.

3 comentários:

Profª Sara disse...

É meio complicado dizer onde ela se encontra na vida diária, não?

Danieli Priscila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Danieli Priscila disse...

A trigonometria se encontra em todos os lugares de nossa vida diária. Em um cômodo de uma casa sem nada teremos a trigonometria.
Gostei da sua pesquisa, pois você pesquisou a sua origem poi, muitos sabem resolve-la mas não sabem de ela onde veio. Muito bom !