sábado, 3 de maio de 2008

Trigonometria


Trigonometria é o ramo da Matemática que trata das relações entre os lados e ângulos de triângulos (polígonos com três lados). A trigonometria plana lida com figuras geométricas pertencentes a um único plano, e a trigonometria esférica trata dos triângulos que são uma seção da superfície de uma esfera.
Ângulos
Ângulos são reuniões de duas semi-restas de mesma origem não colineares. Existem vários tipos de ângulos, uma delas é o ângulo agudo, cuja medida é menor que 90º; o ângulo obtuso, cuja medida é maior que 90º; o ângulo raso, cuja media é 180º, que é aquele que cujos lados são semi-retas opostas, e o ângulo reto, cujo mede 90º.
Seno e Cosseno
Seno é a projeção no eixo vertical do segmento de reta que parte do centro do círculo trigonométrico e vai até a circunferência. Cosseno é a projeção no eixo horizontal do segmento de reta que parte do centro do círculo trigonométrico e vai até a circunferência.

  • A Trigonometria é muito importante em nossa vida, é apartir dela que conseguimos novos conhecimentos em muitas áreas, ela poderá ajudar muito em uma carreira profissional no futuro. Tem pessoas que não gostam nem ao menos de escutar falar sobre essa matéria, mais quando for trabalhar em um campo profissional, perceberá o quanto ela será útil. Em nosso dia-a-dia sem percebermos muitas vezes usamos ela, e temos que procurar cada vez mais entendê-la melhor.

2 comentários:

Profª Sara disse...

Gostei Milena, talvez hoje a trigonometria seja útil para o ENEM e vestibulares, mas é bom perceber que ela faz parte da nossa vida( as vezes com outros nomes)

Profª Sara disse...

Voces viram que esse desenho está parecido com o círculo trigonométrico que vocês construíram?