quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Probabilidade e cotidiano

O estudo da teoria das probabilidades é um instrumento que nos ajuda a estimar com o máximo de precisão possível o resultado de eventos, os quais, antecipadamente, não poderíamos saber o resultado. Ela aplica-se a quase todos os campos da área do conhecimento humano.
O cálculo das probabilidades é utilizado em muitos ramos do conhecimento, mas principalmente na estatística, quando deseja se fazer interferências a respeito de uma população a partir de dados coletados numa amostra. Na Biologia, por exemplo, quando queremos saber previsões de caráter genético, na política ( previsões eleitorais) a probabilidade desempenha un papel importante.

Ex: Probabilidade Condicional ( Biologia )

Em alguns problemas de genética é preciso calcular a probabilidade de ocorrência de um evento sobre o qual já temos alguma informação.
Como nesse exemplo: Pais normais e heterozigotos , para o albinismo, tem uma criança normal. Qual a probabilidade de que essa criança seja heterozigota?


A criança em questão já nasceu e não é albina , certo? Então não podemos contar a probabilidade de ser aa , pois não tem essa possibilidade. Logo dos 3 encontros gaméticos possíveis temos 2/3 de ser heterozigota e 1/3 de ser AA.

Nenhum comentário: