quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Probabilidade no dia a dia

Probabilidade A probabilidade é a probabilidade que algo acontecerá. Por exemplo, quando você ouve o relatório do tempo na manhã, e o weatherperson diz-lhe que há uma possibilidade de 20% da chuva que estão dizendo que a probabilidade da chuva é 20%.
Alguns conceitos importantes a compreender aqui são que se houver uma probabilidade de 20% que chova, há uma probabilidade de 80% que não chova. As probabilidades não podem adicionar até mais de 100%, e a soma de todas as várias possibilidades deve adicionar até 100%.
Em casos simples como uma aleta da moeda, ou na possibilidade da chuva, onde há somente 2 possibilidades, as 2 probabilidades adicionarão a 100%. Em algumas situações entretanto haverá mais de 2 possibilidades. Se nós calcularmos somente algumas das probabilidades, não adicionarão até 100%, porque nós não consideramos todas as possibilidades, mas aquelas possibilidades existem ainda, e devem adicionar até 100% no total.
Uma outra maneira escrever a mesma informação deve dizer que há uma probabilidade do 2 da chuva, e que há conseqüentemente uma probabilidade do 8 que não chova. A probabilidade total não pode ser mais de 1, e uma vez outra vez todas as possibilidades devem adicionar até 1.
Esses são alguns exemplos de onde usamos probabilidade em nosso dia a dia.

Nenhum comentário: